Imprensa

Governo continua a dialogar com credores sobre dossier

30/11/2017 10:18
Governo continua a dialogar com credores sobre dossier

O Primeiro Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, disse hoje que enquanto decorre o diálogo com os credores, bem como os trâmites sobre o dossier da divida publica na Procuradoria Geral da República (PGR), o governo não tem estado a pagar a mesma dívida que é decorrente de garantias do anterior executivo.

É neste contexto que o serviço da dívida decorrente da emissão de avales e garantias por parte do Estado não foi inscrito na proposta do Orçamento do Estado para 2018, submetida a magna casa do povo, disse o Primeiro Ministro.

Falando, hoje, no parlamento, na sessão reservada a respostas `a questões colocadas pelos deputados, Carlos do Rosário garantiu que o governo continua a dialogar com os credores internacionais para garantir que o serviço da dívida não prejudique a operacionalização do Programa Quinquenal do Governo.
Os empréstimos às empresas Ematum (Empresa moçambicana de Atum), Proindicus, e MAM totalizam cerca de dois biliões de dólares norte americanos. 
O montante foi cedido por bancos europeus (Credit Suisse e VTB da Rússia), em 2013 e 2014, ao anterior executivo que deu as respectivas garantias.
(AIM)