Imprensa

Governo aprova novas instituições de ensino superior

03/08/2016 12:49
Governo aprova novas instituições de ensino superior

O Conselho de Ministros aprovou terça-feira a criação de duas novas instituições privadas de ensino superior em Moçambique.

Trata-se do Instituto Superior de Ciências Empresariais e Tecnológicas (ISCET) propriedade da DWS Consulting, Lda, e da Universidade Técnica Diogo Eugénio Guilande (UTDEG), da SMB Investimentos, Limitada.
A criação de ambas instituições que, segundo o porta-voz do governo, Mouzinho Saíde, são de âmbito nacional, foi autorizada através de decretos aprovados durante a 26ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, que teve lugar terça-feira em Maputo.
Na mesma sessão, governo também aprovou o novo Regulamento de Licenciamento das Agencias Privadas de Emprego.
“O regulamento define os princípios gerais de gestão das Agências Privadas de Emprego no mercado nacional, com finalidade de ajustá-los à actual conjuntura sócio-economica, caracterizada pela implementação de grandes projectos económicos e crescente aumento de empresas e Agencias Privadas de Emprego”, explicou Saíde, no habitual briefing à imprensa no término da sessão do Conselho de Ministros.
O governo apreciou ainda a informação sobre o movimento ferro-portuário e o desempenho produtivo do sector de transportes no primeiro semestre do ano em curso.
A informação revela que tráfego ferroviário de passageiros cresceu devido ao impacto de entrada de 70 carruagens no sistema ferroviário centro e sul.
As visitas presidências efectuadas pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, às províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Tete e Zambézia, bem como a recente participação da delegação moçambicana nos Jogos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) foram outros dos assuntos que mereceram destaque na reunião do Conselho de Ministros.