Imprensa

Gorongosa / Isaura Nyusi incentiva raparigas a apostarem na escola

24/08/2017 18:50
Gorongosa / Isaura Nyusi incentiva raparigas a apostarem na escola

A Primeira-Dama de Moçambique, Isaura Nyusi, interagiu hoje com centenas de adolescentes dos Clubes de Raparigas do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), na província central de Sofala, a quem aconselhou encarar os estudos como prioridade.

Clubes de Raparigas é um projecto do PNG que visa melhorar a participação da rapariga na escola, reduzir casamentos prematuros, promover equidade de género, bem como a prática de actividades extracurriculares que concorrem para a aquisição de conhecimentos e hábitos saudáveis, incluindo o uso sustentável dos recursos naturais e a defesa do meio ambiente.

Este é o objectivo que Isaura Nyusi, madrinha do projecto, pretende alcançar com o seu apelo, que também traduz a materialização do Plano Quinquenal do Governo 2015/19, de desenvolver o capital humano e social.
“A vossa prioridade deve estar voltada para os estudos. Atenção com a gravidez precoce e casamentos prematuros, porque têm consequências graves na saúde da parturiente, como é o caso da fístula obstétrica”, advertiu a esposa do mais alto magistrado da nação.
Manifestou a sua satisfação com o facto de o PNG apostar em programas de desenvolvimento humano, que incluem projectos de educação, saúde, agricultura e gestão de recursos naturais, dotando jovens e raparigas com aptidões para que possam enfrentar os desafios do quotidiano. 
Isaura Nyusi foi convidada, em 2016, para assumir o papel de madrinha dos Clubes da Rapariga do PNG depois de demonstrar a sua preocupação em relação as desafios que as raparigas enfrentam, particularmente casamentos prematuros, gravidezes precoces e limitações na sociedade, muitas das quais relacionadas com o desequilíbrio de género e aspectos culturais negativos.
Estatísticas oficiais indicam que 40 por cento das mulheres moçambicanas adolescentes, na faixa etária 15 e 19 anos de idade, já são mães, uma média nacional comparativamente maior nas áreas rurais, como Gorongosa e distritos circunvizinhos.
Um terço deste grupo engravida antes dos 15 anos e 71 por cento das mulheres são analfabetas e, por isso, têm poucas oportunidades de emprego, cifra que sobe para 81 por cento nas áreas rurais ao redor do PNG.
Para a direcção do PNG, a conservação da natureza e o desenvolvimento humano andam de mãos dadas, demonstrando-se os Clubes da Rapariga como uma expressão dessa interdependência. 
O PNG lançou o projecto Clubes da Rapariga em 2016, com 17 grupos em igual número de escolas da zona tampão ao seu redor, nos distritos de Nhamatanda (sete clubes) e Gorongosa com dez, perfazendo um total de 600 alunas beneficiadas.
“É nossa perspectiva alargar o programa ao longo dos próximos três anos para 50 escolas e para os distritos de Cheringoma, Muanza e Dondo, passando a abranger duas mil raparigas, 200 rapazes, cem promotores de leitura e mil madrinhas”, disse Mateus Mutemba, administrador do PNG.
Isaura Nyusi encontra-se em Sofala desde terça-feira, para uma visita de quatro dias.
(AIM)