Imprensa

GIGAWATT triplica produção de energia

21/08/2017 14:28
GIGAWATT triplica produção de energia

A central termoeléctrica a gás – GigaWatt - em Ressano Garcia, na província de Maputo, sul de Moçambique, projecta expandir a produção de energia dos actuais 120 para 350 MW, a partir do próximo ano.

O director de operação da GigaWatt, Nazário Meguigy, citado pelo “Notícias”, anota que no próximo ano, a empresa pretende elevar a actual capacidade para mais 60 MW, num investimento de cerca de 120 milhões de dólares norte-americanos.

Para a concretização do projecto de produção dos 350 MW, adiantou, são necessários 700 milhões de dólares norte-americanos, valor que já está a ser negociado com algumas instituições financeiras.
Por seu turno, Bruno Morgado, administrador da empresa, disse que a GigaWatt tem um plano de transferência de conhecimento dos trabalhadores estrangeiros para os nacionais, de modo que estes assegurem a produção.
“Quando a empresa entrou em funcionamento desenhamos um plano de reduzir o número de trabalhadores estrangeiros. Já estamos no segundo ano e pensamos que dentro dos próximos três anos teremos 100 por cento dos nacionais a tomarem conta da companhia”, disse Morgado.
Garantiu que sempre que for necessário, os técnicos especializados serão contactados para apoiar os nacionais, nomeadamente em matérias sensíveis como a de manutenção dos equipamentos de produção de energia.
Actualmente, a empresa conta com 112 trabalhadores, 102 dos quais moçambicanos.
“Não temos dúvidas de que, nos próximos três anos, a empresa estará sob comando de trabalhadores moçambicanos”, disse.
Um memorando de entendimento foi assinado semana passada entre a GigaWatt e o Instituto de Formação Profissional de Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPLAC) para estágios, capacitação profissional e atribuição de kits de auto-emprego.
(AIM)