Imprensa

Fórum do MEFMI discute gastão económica na integração regional

09/05/2017 07:07
Fórum do MEFMI discute gastão económica na integração regional

O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse que possui um interesse especial pela integração regional, não apenas pelo facto de a África Oriental e Austral constituírem um importante entreposto comercial, como também pelo facto de ela poder contribuir à promoção do desenvolvimento económico da região.

Zandamela, que falava hoje, em Maputo, na sessão de abertura do Fórum Regional dos Vice-Goverandores dos Bancos Centrais e Secretários Permanentes Adjuntos dos Ministérios das Finanças do Instituto de Gestão Macroeconómica e Financeira da África Oriental e Austral (MEFMI), disse que o desenvolvimento económico deverá se traduzir na melhoria do nível de vida da população. 
O aumento e preservação da estabilidade económica, desenvolvimento de relações mais próximas entre os países membros do MEFMI e a contribuição para o progresso e desenvolvimento da região estão entre os indicadores de interesse de Zandamela na integração regional.
O MEFMI, criado em 1994, é um organismo regional, que congrega países da África Oriental e Austral, com o objectivo de apoiar os seus membros a construir uma capacidade institucional sustentável, promover boas práticas nos Bancos Centrais, Ministérios de Finanças, ajudando-os na identificação de desafios emergentes, riscos e oportunidades.
O encontro de dois dias tem por objectivo manter informados os participantes sobre os principais desenvolvimentos e desafios no sector macroeconómico e financeiro, bem como proporcionar-lhes uma oportunidade de partilhar experiências, trocar ideias e desenvolver conexões regionais, tendo como pano de fundo o tema do encontro: “Integração Regional”.
Discursando na sessão de abertura do encontro, o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse que o fórum é crucial para garantir um diálogo contínuo entre os decisores de políticas no que tange ao desenvolvimento e gestão económica na região de MEFMI.
Como região, segundo a fonte, o MEFMI não pode ficar para trás em matéria de integração regional, uma vez que ela constitui um elemento chave para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
“É nosso papel, como guardiões da política monetária e fiscal, que caminhemos em paralelo com o resto do mundo no que concerne à erradicação da pobreza e concretização dos objectivos económicos globais”, disse Zandamela.
O encontro, na óptica do governador, contribuirá para o desenho de estratégias que possam ser implementadas pelos países-membros do MEFMI, de modo a lidar com os factores que constrangem a integração regional em África, ao longo de décadas.
A integração regional é vista como um instrumento importante para ajudar o continente a atingir um elevado nível de crescimento económico e desenvolvimento. Deste modo, se África pretende afirmar-se na esfera global, segundo a fonte, será necessário fortalecer a sua posição económica, sendo a integração regional, sem dúvidas, um instrumento muito importante.
O Relatório de 2013 sobre a Competitividade Africana, a integração regional é um elemento-chave para melhorar a competitividade, diversificar a base económica e criar empregos em número suficiente para absorver a força de trabalho da população jovem urbana que cresce a cada dia no continente.
Moçambique é membro de pleno direito do MEFMI desde Dezembro de 2004, altura que o governo assinou e ratificou os instrumentos de adesão ao organismo. 
(AIM)