Imprensa

“Educação é plataforma indispensável para promoção do desenvolvimento humano no país”

23/01/2017 13:24

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ontem na Macia, distrito do Bilene, em Gaza, que a Educação é a plataforma indispensável para promoção do desenvolvimento humano em Moçambique.

O Chefe do Estado que falava nas cerimónias centrais da abertura oficial do ano lectivo 20017, referiu que o governo está apostado em promover uma Educação credível e inclusiva, em particular, no seio das crianças.

“O compromisso da formação e Educação do capital humano, constitui um dos principais pilares da nossa acção governativa. Como temos vindo a afirmar, o desenvolvimento humano está associado ao processo educativo. A Educação deve servir de ferramenta essencial para a aquisição de conhecimentos e competências para a vida. Queremos que os alunos se confrontem de forma livre e crítica com a realidade local, tradicional e cultural e do seu meio e de Moçambique real. Queremos formar o homem do amanhã, autónomo e com capacidade de argumentar e produz alternativas de soluções sobre as preocupações do país”, frisou o Presidente da República, Filipe Nyusi.

 Na mesma ocasião, a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, anunciou que foram matriculados para este ano lectivo, cerca de sete milhões de alunos em todo o país, contra seis milhões e seiscentos mil em 2016. (RM)