Imprensa

"Continuaremos a apostar na preservação da paz como condição indispensável para o desenvolvimento" - PR

16/01/2020 07:53

O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou hoje em Maputo que uma nação é feita de diferenças que devem ser tomadas como uma mais-valia para que Moçambique seja pátria de todos os moçambicanos.

O Chefe Estado sublinhou que Moçambique deve ser de todos os moçambicanos.

Nyusi falava após tomar posse com Presidente de Moçambique no seu segundo mandato.

Na ocasião, Nyusi frisou que a agenda de desenvolvimento de Moçambique deve se centrar na justiça e na igualdade.

Para o novo mandato, Filipe Nyusi, prometeu que tudo o que vai fazer assenta nas conquistas alcançadas para o estabelecimento de uma paz efectiva e duradoira.

 A paz, segundo o Presidente da República, vai ser a prioridade absoluta do governo.

"No mandato que agora começa, continuaremos a apostar na preservação da paz como condição indispensável para o desenvolvimento. Continuaremos a defender e a promover a paz. Estimularemos o diálogo franco e aberto como mecanismo privilegiado de prevenção e resolução de conflitos e promoção da coesão nacional. A nossa força vem da nossa adversidade e da nossa riqueza social e cultural. Continuaremos a implementar as acções que visam a valorização da nossa adversidade etnolinguística, religiosa e racial, como nação una e indivisível e orgulhosa da sua adversidade", disse.

 Num outro desenvolvimento, Filipe Nyusi afirmou que "os moçambicanos não devem ter medo de quem pensa diferente, pois isso constitui uma riqueza para encontrar alternativas e solucionar problemas. O progresso de Moçambique depende dos moçambicanos".

"Eu, cidadão Filipe Jacinto Nuysi, vosso Presidente, sou o primeiro a prometer e a dar o exemplo com o trabalho, trabalho, trabalho. Escolhi a última frase que vou ler agora, que o perdão, a tolerância, a reconciliação e o sentido de pátria prevaleçam nos nossos  corações, obrigado Moçambique !", frisou.

Nyusi, anunciou entre outras medidas a criação de um gabinete na Presidência da República que vai lidar exclusivamente  com assuntos relacionados com a juventude e  emprego.

"Moçambique é um país de jovens. Não haverá desenvolvimento sem o envolvimento de jovens. Apostaremos na Educação e formação profissional de jovens, promovendo o seu contributo nos espaços políticos, no aumento da produção e produtividade. Ligado à Presidência, funcionará um gabinete que irá lidar, de forma exclusiva e directamente, com os assuntos relacionados com a juventude e emprego", disse Filipe Nyusi após tomar posse como Chefe do Estado. (RM )