Imprensa

Autocarros imobilizados transformados em salas de aulas

09/10/2017 12:42
Autocarros imobilizados transformados em salas de aulas

Pelo menos 10 autocarros imobilizados devido a graves avarias estão a ser transformados em salas de aulas para albergar parte das cerca de 1.300 turmas cujas aulas são leccionadas ao relento na província de Maputo, Sul de Moçambique.

Até agora, cinco unidades já estão prontas para receber parte dos alunos, depois de trabalhos de adaptação, incluindo a colocação carteiras, realizados pela empresa Matchedje Motors, uma unidade localizada no posto administrativo da Machava, na Matola, que se dedica a montagem de automóveis da marca “Matchedje”.

As outras cinco unidades deste projecto pilotos deverão estar prontas dentro de dias, após o que serão entregues as autoridades de Educação e Desenvolvimento Humano da província de Maputo
Falando a AIM, a margem da visita que o Ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, efectuou, efectuou, esta sexta-feira, a Matchedje Motors, num périplo que incluiu as empresas municipais de transporte público de passageiros da Matola e Maputo, a directora-adjunta da Educação e Desenvolvimento Humano da província de Maputo, Salmina Alexandre, revelou que as novas salas de aulas, resultantes desta iniciativa, beneficiarão, prioritariamente, às crianças da primeira classe, no Município da Matola.
Nesta primeira fase, as novas salas vão beneficiar parte das 1.300 turmas, cujas aulas são leccionadas ao relento, dando primazia ao Município da Matola que conta com maior número de turmas nesta condição, num total de 930”, disse a fonte.
Cada autocarro está equipado com uma média de 20 carteiras duplas, dai que, segundo Salmina Alexandre, a Direcção da Educação e Desenvolvimento Humano pretende que estas salas sejam alocadas às turmas da primeira classe, para que cada carteira beneficie três crianças, perfazendo 60 alunos em cada uma das salas (autocarros).
Aliás, a fonte revelou que a média de alunos em cada turma na província, e na cidade da Matola em particular, varia entre 60 a 70 alunos.
Sendo assim, os dez autocarros (salas) vão albergar, no total, 600 alunos, que deixarão de estudar ao relento e, consequentemente, de se sujeitarem à intempérie de toda a natureza.
A transformação dos autocarros imobilizados resulta de uma proposta do Ministro dos Transportes e Comunicações feita há alguns meses como contribuição para fazer face a insuficiência de salas de aulas de que o país enfrenta e, por outro lado, rentabilizar os autocarros cuja avaria não pode ser mais reparada pela sua gravidade.
Comentando depois de visitar os primeiros cinco autocarros ora transformados em salas de aulas, Mesquita manifestou a sua satisfação por se ter tornado em realidade uma ideia sua, transmitida numa das que, segundo ele, fora considerada “idiotice”, nalgum momento.
“Era uma ideia para ver se, de facto, fazia sentido, uma experiência que em Sofala está a funcionar. Fico satisfeito por ter tido uma resposta positiva em alguns sectores e, hoje, testemunhamos o primeiro lote de dez salas que estão a ser transformadas”, afirmou o Ministro, assegurando serão entregues as autoridades do sector de educação já na próxima semana para que estas deem destino necessário.
“Portanto eu estou satisfeito pelo trabalho. Penso que a ideia, em algum momento passou por idiotices, mas, portanto, idiota é aquele que tem ideias, boas ou más, e eu penso que o mais importante é criar as condições seguras e adequadas para as nossas crianças poderem estudar”, referiu o governante, solicitado a comentar em torno desta iniciativa.
(AIM)