Imprensa

Arranca hoje, na capital do país, o encerramento temporário de alguns mercados, no âmbito da prevenção da COVID-19

16/06/2020 07:41

Arranca hoje, na capital do país, o encerramento temporário e faseado  de mercados, no âmbito da prevenção da Covid- 19.

A vereadora para a Saúde e Acção Social, Alice de Abreu, disse que as intervenções que serão faseadas, vão consistir na criação de condições para o distanciamento entre os vendedores, marcação no chão para a separação das pessoas e melhoramento das condições de higiene e saneamento.

Para a execução do trabalho, a edilidade de Maputo, vai encerrar a actividade comercial por um período de três dias, a começar pelo mercado do Xipamanine.

Foi identificado um espaço neste momento a nível do mercado de Xipamanine, que é o antigo acampamento da salubridade, que é onde nós poderemos tirar algumas pessoas para facilitar este alargamento de distanciamento de um metro e meio e este espaço será utilizado para colocar estas pessoas que nos teremos que tirar uma e outra, a nível do mercado, para permitir que esta reorganização. E para fazer este trabalho que nós consideramos restruturantes, é muito difícil fazer a desinfecção do mercados com as pessoas a vender, então teremos, por três dias fazer o encerramento do mercado e o mercado haveria de abrir melhor organizado.

A Vereadora para a Saúde e Acção Social no Município de Maputo garante que os vendedores que se encontram fora dos mercados serão integrados em outros mercados. (RM)