Imprensa

Aprovado plano de investimento florestal

22/06/2016 15:37
Aprovado plano de investimento florestal

Moçambique vai beneficiar de um financiamento no valor de 24 milhões de dólares americanos destinado a reduzir as emissões por desmatamento bem como a degradação florestal, promovendo o desenvolvimento rural através do apoio à reforma legal e institucional.

Entre as intervenções contempladas pelo financiamento destaca-se igualmente a abordagem das principais causas do desmatamento, bem como apoiar as comunidades a se envolverem com o sector privado.
Para o efeito, o país juntamente com os Fundos de Investimento Climáticos (CIF) celebraram recentemente a aprovação de Investimento, sob o fundo dedicado do CIF para as florestas, denominado Programa de Investimento Florestal (FIP).
Mais da metade do território moçambicano é composta de florestas que constituem parte chave do desenvolvimento económico de Moçambique.
Segundo um comunicado de imprensa FIP recebido pela AIM, fonte do governo moçambicano disse que “as florestas são muito importantes porque as comunidades dependem da floresta para obter os recursos naturais e as rendas para as suas vidas”.
O coordenador sénior do FIP, Ian Gray, disse que o financiamento FIP ajudará Moçambique a colocar as florestas no coração do desenvolvimento sustentável de baixo-carbono no país, bem como aumentar a capacidade do governo e fortalecer a governação no sector florestal.
“As comunidades florestais são muitas vezes entre os mais pobres e vulneráveis do país. Esses projectos vão criar um ambiente favorável e melhorar a gestão de um dos recursos maiores do Moçambique - as florestas - para apoiar as comunidades e ajudar elas sair da pobreza”, disse Gray.
Os Fundos de Investimento Climático (CIF) apoiam a 72 países em desenvolvimento e de renda média com recursos urgentemente necessários para mitigar e gerir os desafios das mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O CIF aloca financiamento através de quatro janelas de financiamento.
O Programa de Investimento Florestal (FIP) de 771 milhões de dólares apoia os esforços dos países em desenvolvimento para reduzir o desmatamento e a degradação florestal e promover a gestão florestal sustentável que leva às reduções de emissões e o aumento dos estoques de carbono florestal (REDD+).
(AIM)