Imprensa

Ano lectivo arranca 5 de Fevereiro próximo

15/01/2016 09:44
Ano lectivo arranca 5 de Fevereiro próximo

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) anunciou, esta segunda-feira, que a abertura oficial do ano lectivo do ensino geral em Moçambique será a 5 de Fevereiro próximo em todo o país.

As cerimónias centrais, que serão dirigidas pelo titular do pelouro, Jorge Ferrão, terão lugar na Escola Secundária Geral de Alto Molócuè, na província central da Zambézia.
As aulas arrancam efectivamente a 8 de Fevereiro em todas as 12.144 escolas que leccionam o ensino geral em Moçambique. 
Falando em conferência de imprensa havida hoje, em Maputo, o porta-voz do MINEDH, Ivan Collinson, apelou aos pais e encarregados de educação para que matriculem os seus educandos. O prazo de matrículas que, inicialmente, havia sido marcado para 31 de Dezembro último foi estendido para a próxima sexta-feira de modo a garantir a maior cobertura possível.
Segundo Collinson, a prorrogação do processo de inscrição deve-se a divulgação tardia dos resultados dos exames da 2ª época em muitas escolas do país. Por isso, apenas 70 por cento dos alunos haviam sido matriculados até ao último dia do ano passado.
O MINEDH estabeleceu a meta 6.755.769 alunos para 2016, que corresponde a um acréscimo de cinco por cento, comparativamente a 2015.
“Os resultados dos exames da 2ª época, em muitas escolas, foram publicados na segunda quinzena de Dezembro de 2015”, disse.
O referido atraso acabou perturbando os educandos, sobretudo da 6ª, 8ª e 11ª classe, pois, não sabiam em que classes deveriam se inscrever.
Por isso, o porta-voz do MINEDH explicou que está em curso um plano elaborado pelos gestores das escolas para absorver o maior número de candidatos, devido ao elevado índice de reprovações registado na 6ª, 8ª, 11ª classe.
“Existe um acompanhamento que o Ministério está a fazer para assegurar que as coisas sejam feitas de forma tranquila e sem prejudicar o candidato que vem das classes anteriores”, disse.
Num outro desenvolvimento, o porta-voz do MINEDH anunciou que já foram expedidos para todo o país 81 por cento dos 14.309.400 livros de distribuição gratuita para o presente ano lectivo, dos quais 5.578.400 são livros-caderno, e vão para o 1º ciclo (1ª e 2ª classes).
O processo de distribuição do livro escolar iniciou a 31 de Outubro de 2015.
Para o presente ano lectivo, segundo o porta-voz do MINEDH, serão contratados cerca de nove mil professores, que se vão juntar aos 119.868 existentes actualmente.