Imprensa

"África está a ganhar maturidade para identificar parceiros certos no seu processo de desenvolvimento" - Presidente Filipe Nyusi

25/10/2019 08:12

O Presidente da República, Filipe Nyusi, classifica positivamente a participação de Moçambique na Cimeira Rússia-África que decorreu, esta quarta e quinta-feira, na cidade russa de Sochi.

Filipe Nyusi disse que o momento serviu para realçar a importância dos debates relativos à cooperação entre Rússia e África, no geral, e Moçambique, em particular.

O Chefe do Estado moçambicano disse que a plataforma de cooperação aberta entre a Rússia e os países africanos revela que África tem estado a ganhar maturidade para identificar parceiros certos no seu processo de desenvolvimento.

O Presidente da República falava em declaração à imprensa moçambicana para o balanço da Cimeira Rússia-África que reuniu Chefes de Estado e de Governo das duas partes, empresários, académicos e representantes de blocos e organizações regionais africanas.

Filipe Nyusi disse que Moçambique, em particular, regista ganhos importantes decorrentes da Cimeira Rússia-África uma vez que foi reafirmada a intenção deste país europeu de apoiar o nosso país, através do seu governo e das suas empresas.

A Cimeira Rússia-África decorreu em simultâneo com o Fórum Económico entre as partes, no qual ficaram foram discutidas as possíveis áreas de cooperação, eliminado todas as barreiras que se impõem actualmente.

Na Cimeira Rússia-África, o Presidente da República chefiou uma delegação que integrou, ainda, os Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e dos Transportes e Comunicações, o Vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia e uma missão empresarial de 12 homens de negócio.

Filipe Nyusi deixou, ainda esta quinta-feira, a cidade russa de Sochi, com destino a Maputo. (RM-Rússia)