Imprensa

África e Rússia pretendem duplicar as suas trocas comerciais, nos próximos três anos

24/10/2019 08:15

As trocas comerciais entre as partes situam-se, actualmente, em 20 biliões de dólares e a ideia é que, até 2022, atinja os 40 biliões de dólares.

É uma pretensão apresentada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, na abertura, hoje, do Fórum Económico Rússia-África realizado no âmbito da Cimeira entre as partes, que decorre em Sochi, com a presença do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

Vladimir Putin disse que há todas as condições para que a pretensão seja alcançada, até porque nos últimos cinco anos as trocas comerciais entre a Rússia e a África triplicaram.

Putin disse que, para tal, a Rússia vai aumentar as suas redes de comércio em África e fortalecer o seu programa de formação de africanos que actualmente beneficia cerca de 17 mil pessoas.

O Presidente russo saudou, ainda, a criação da Zona Africana de Comércio Livre Continental aprovada, na capital ruandesa, Kigali, durante a Cimeira da União Africana do ano passado.

Valdimir Putin disse que tudo fará para apoiar a implementação desta zona e que a Rússia pretende, daqui para frente, aumentar a exportação de alimentos para a África de modo que supere os níveis de exportação de armas para o continente.

Já o Presidente do Egipto, Abdel Fattah Al-Sisi, que preside a União Africana, saudou todos os esforços da Rússia para ampliar a cooperação com a África.

Chamou, entretanto, atenção para a necessidade do continente investir na infra-estruturação de modo a garantir o pleno funcionamento da Zona Africana de Comércio Livre Intercontinental e o apoio da Rússia neste sentido.

Abdel Fattah Al-Sissi disse ainda ser importante priorizar os jovens e as mulheres africanas na cooperação com a Rússia.

O presidente da União Africana quer, no entanto, que a cooperação Rússia-África seja baseada no respeito pela propriedade africana, justiça social e fortalecimento da paz, estabilidade e segurança.

À margem da Cimeira Rússia-África, o Presidente da República, Filipe Nyusi, visita, neste momento, o stand o da Kamaz, empresa russa, líder mundial de fabrico de camiões de carga.

Ao fim do dia, Filipe Nyusi mantêm encontro com o Presidente da companhia russa, ALROSA, líder mundial de exploração de diamantes, Sergey Kogogin para depois participar no jantar de gala oferecido pelo Governo russo no âmbito da Cimeira. (RM-Rússia)