Imprensa

Presidente da República participa na 11ª edição do Fórum dos líderes das maiores empresas de África

16/05/2024 09:41

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inicia esta quarta-feira, uma visita de três dias a Kigali, a capital ruandesa, onde vai participar na Décima-primeira edição do Fórum dos líderes das maiores empresas de África.

O fórum económico em causa arranca, esta quinta-feira, contará, além do estadista moçambicano, com a presença de outros chefes de estado.

Destaque vai obviamente ao anfitrião Paul Kagamé, os presidentes do Quénia, William Ruto, do Botswana, Mogwetsi Masisi, do Djibouti, Ismail Omar, o Presidente de Transição do Senegal, Brice Nguemá, os Primeiros-Ministros da Costa do Marfim, da Guiné, São Tomé e Príncipe, entre outros dirigentes.

Para esta cimeira económica, são esperados ainda mais de três mil delegados, entre os quais, gestores de topo das maiores empresas do continente ou que operam em África, participantes, jornalistas, provenientes de 73 países africanos e do mundo.

A Rádio Moçambique sabe que, à margem do Fórum dos lideres empresariais, o Chefe do Estado Moçambique vai encontros bilaterais com seus homólogos presentes nesta cimeira e com alguns dirigentes executivos de empresas, com destaque para a italiana ENI, a Exxon Mobil e a Total Energies.

Esta visita do Presidente Nyusi ao Ruanda poderá ainda servir para o reforço dos laços de amizade e de cooperação com este país africano da região dos grandes lagos, com pouco mais 26 milhões de quilómetros quadrados e habitado, por cerca de 12 milhões pessoas, segundo o Censo de 2017.

Com um PIB de 8.918 mil milhões de dólares, o Ruanda tinha em 2017 PIB per capita de 2100 dólares e uma taxa de inflacção de 4.9 por cento.

A principal actividade no Ruanda é a agricultura, tendo o chá como o principal produto de exportação.

De recordar que o ano passado, Moçambique, participou no decimo fórum africano, em Abidjan, na Costa do Marfim, cuja delegação foi liderada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno.

O encontro do ano passado serviu para a mobilização de recursos para a implementação de vários projectos de desenvolvimento em Moçambique junto de parceiros como o Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, com destaque para a área de energia.

E o decimo-primeiro fórum é este que deverá arrancar amanhã, ate sexta-feira, aqui na capital ruandesa, Kigali, uma cidade bela e limpa construída sobre várias colinas, onde o artificial se mistura com o ambiente natural, oferendo aos seus habitantes uma qualidade de vida invejável. (RM)