Portugal, Congo Brazzaville e Argélia reforçam cooperação bilateral com Moçambique
Maputo, 16 Jan (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu hoje (16) em audiência, em Maputo, os mandatários dos governos de Portugal, Congo Brazzaville e Argélia, no quadro do reforço da cooperação bilateral e relações históricas.
Portugal fez-se representar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Paulo Rangel.
Falando à imprensa, minutos após o término da audiência que lhe foi concedida pelo estadista moçambicano, o ministro português explicou que o encontro visava, entre vários objectivos, apresentar uma carta do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre seu reconhecimento público em relação a eleição de Daniel Chapo.
Rangel também manifestou a pré-disposição do governo português de reforçar a cooperação com Moçambique.
“Desejamos as maiores felicidades para este mandato que agora inicia e para um fortalecimento das relações entre Portugal e Moçambique”, disse o chefe da diplomacia portuguesa.
Referiu que Moçambique e Portugal são dois países irmãos, com uma história comum, que se apreciam mutuamente.
Ambos abordaram as reformas que o senhor Presidente moçambicano anunciou ontem (15) na tomada de posse. Também abordaram a cooperação bilateral e o papel das empresas portuguesas, que nos momentos difíceis apoiaram os trabalhadores moçambicanos.
Já o enviado especial da Argélia, o ministro dos antigos combatentes, Rebiga Laid, aproveitou a oportunidade para transmitir uma mensagem de felicitações do Presidente daquele país da Africa do Norte endereçada ao Chefe de Estado moçambicano.
A audiência com o Chefe do Estado, serviu também para cimentar às relações históricas tendo em conta o apoio da Argélia na luta de libertação de Moçambique.
“O encontro serviu para a troca de opiniões no reforço das nossas relações bilaterais, o compromisso entre os dois líderes nesta cooperação, disse Laid.
Por seu turno, o ministro da Função Pública e Segurança da República de Congo Brazzaville, Fitmin Ayessa, disse que o Presidente Congolês felicita a tomada de posse de Chapo e reitera os laços de cooperação com o seu país.
“O Presidente da República de Congo Brazzaville pediu que reiterasse ao Presidente Daniel Chapo, que Congo e Moçambique têm boas relações antes da independência de Moçambique “, disse Ayessa.
A República de Congo Brazzaville, pretende consolidar as relações com Moçambique na área económica e outras.
Refira-se que Congo é um dos países que apoiou Moçambique durante a luta de libertação nacional.