Imprensa

Zambézia/Chinde recebe barco a motor

09/10/2017 12:31
Zambézia/Chinde recebe barco a motor

O governo do distrito de Chinde, a Sul da Província central da Zambézia, recebeu sexta-feira última, em Quelimane, da empresa África Great Wall Mining Company, Lda, um barco movido a motor com capacidade estimada para transportar onze passageiros e uma tonelada e meia de mercadoria diversa.

África Great Wall Mining Company, Lda é uma empresa de capitais chineses que se dedica à exploração e exportação de areias pesadas.

O director da África Great Wall Mining Company, Lda, Stuart Wang, disse que o meio de transporte marítimo, ora entregue a população local, custou pouco mais de 25 mil dólares norte americanos.
Segundo ele, o acto enquadra-se no âmbito da responsabilidade social corporativa daquela empresa que explora os jazigos de areias pesadas há sensivelmente cinco anos nos distritos costeiros de Chinde e Inhassunge, ambos localizados na região Sul da Zambézia. 
Chinde é um dos distritos costeiro desta província que se depara com insuficiência deste meio fluvial, particularmente para transferências de pessoas doentes necessitando de cuidados médicos hospitalares intensivos nos distritos mais próximos.
“Nós trabalhamos na comunidade e é nela onde, juntos, partilhamos estes e outros problemas diariamente com a população. Por isso, pensamos que o gesto solidário poderá minorar o nosso sofrimento disse Stuart Wang. 
Quando questionado sobre as perspectivas subsequentes da sua empresa em prol da melhoria de condições de vida da população local, a fonte assegurou estarem em curso outras acções similares, mas noutros domínios. 
Apontou que está em curso iniciativas de âmbito comunitário, mormente a construção de casas para reassentar as famílias abrangidas pelo projecto desenvolvido pela África Great Wall Mining Company, Lda.
’’Está para breve a entrega do primeiro lote de casas a famílias a serem reassentadas tal como preconiza o acordo firmado entre as partes aquando da realização de consultas comunitárias nas zonas ocupadas pela companhia chinesa.
Por seu turno, o administrador do distrito de Chinde, Pedro Vírgula, descreveu a recepção do meio de transporte como sendo de vital importância, uma vez que o mesmo irá minimizar o nível de necessidades de mobilidade de passageiros e escoamento de mercadoria da população para os distritos de Marromeu, na província de Sofala, e Mopeia, na Zambézia.
Com recepção deste barco, o distrito de Chinde passa a dispor de quatro meios de género que, segundo o administrador, “ainda estão aquém das necessidades da população”. 
A Secretária Permanente Provincial da Zambézia, Elisa Somane, reiterou o cometimento do governo no sentido de continuar a monitorar o cumprimento na transferência de 20 por cento destinados à participação comunitária pela exploração dos recursos naturais.
Somane recuou no tempo para recordar que, no passado, o governo foi implacável contra a empresa África Great Wall Mining Company, Lda porque se mostrava passiva na alocação de 20 por cento da participação comunitária para satisfação das necessidades colectivas da população.
Presenciamos um dos actos que é um exemplo claro da presença do governo, a vários níveis, na melhoria de condições de vida da nossa população através do envolvimento de parceiros de cooperação”, disse 
(AIM)