Imprensa

Soluções devem garantir segurança dos passageiros da LAM

30/03/2017 08:05
Soluções devem garantir segurança dos passageiros da LAM

A Vice-Ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, defende que a seguranca dos passageiros deve estar no topo das prioridades da empresa Linhas Aéreas de Moçambiqu (LAM).

'A bandeira da LAM deve ser a segurança. Se o equipamento não reúne condições, por mais que seja um mínimo detalhe, é importante estar em terra, e primeiro resolver o problema para que garantamos que os nossos passageiros viagem seguro”, disse Rebelo.
A vice-ministra falava a comunicação social, durante a visita que efectuou a companhia aérea nacional.
A LAM tem quatro aviões imobilizados. De acordo com o administrador técnico operacional, Pascoal Bernardo, dentro dos próximos dias as aeronaves poderão estar operacionais. A situação tem originado atraso dos voos criando transtornos aos passageiros.
A vice-ministra ficou a saber que a revisão geral das aeronaves da LAM continua a ser feito de forma permanente.
Reconheceu os problemas estruturais existentes na empresa.
“Temos estado a constatar alguns problemas nos voos. Atrasos, adiamentos e alguma reclamação do nosso público-alvo, não porque o Governo não soubesse que a LAM tem alguns problemas”, disse, tendo apontado a falta de equipamento como um obstáculo premente para a mais antiga operadora do espaço aéreo do país.
Sobre o mercado do espaço aéreo em Moçambique, Rebelo reiterou estar livre para que as outras companhias aéreas explorem, bastando para o efeito seguir os procedimentos legais.
“O nosso espaço aéreo está aberto”, disse.
Na segunda-feira, a LAM emitiu um comunicado apontando questões técnico-operacionais como causa de cancelamento ou reprogramacao de alguns voos, afirmando que o facto “poderá prevalecer”. Disse estarem a ser envidados esforços para restabelecer a normalidade da frota.
(AIM)