Reserva Especial de Maputo recebe mais de 1.500 animais
A Reserva Especial de Maputo recebeu 1.524 animais de diferentes espécies, incluindo 450 impalas, 281 zebras, 131 bois-cavalos, 50 cudos, 251 inhalas e 361 pivas.
Um comunicado de imprensa do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, enviado à Redacção da AIM, refere que a translocação teve lugar no período compreendido entre 17 de Julho último a esta parte.
Alguns destes animais vêm da Reserva Natural de Ezemvelo, na África do Sul, outros, do Big Game Parks, na Swazilândia, e do Parque Nacional da Gorongosa, este localizado na província central de Sofala, lê-se no documento.
No que se refere à África do Sul e Swazilândia, os animais fazem parte de uma doação dos governos daqueles países no âmbito do Acordo Transfronteiriço dos Libombos assinado a 22 de Junho de 2000.
O processo de translocação de animais está a decorrer sem sobressaltos.
Devido ao elevado potencial para o turismo na região, o ecoturismo foi considerado como prioridade para o desenvolvimento das comunidades. Assim, a entrada de animais na reserva abre um espaço para o aumento do número de turistas e, consequentemente, das receitas, explica o documento.
Com uma área estimada em 1.040 quilómetros quadrados, a Reserva Especial de Maputo conserva diferentes espécies da fauna bravia como é o caso de elefantes, bois-cavalos, cudos, crocodilos, inhalas, hipopótamos, diferentes espécies de aves, entre outras.
Dados do censo realizado em 2015 apontam a existência de mais de 4.200 animais de diferentes espécies, dos quais 650 são elefantes, um dos maiores atractivos naquele espaço de conservação.
O repovoamento da reserva acontece numa altura em que o governo moçambicano está a intensificar medidas de controlo de acções de caçadores furtivos, através da melhoria do seu quadro legal, fortalecimento e alocação de meios necessários para as equipas de fiscalização e melhoria das parcerias público-privadas, entre outras actividades.
(AIM)