Presidente da Federação Mundial do Coração visita Moçambique
A Presidente da Federação Mundial do Coração, Karen Sliwa, inicia esta quinta-feira, uma visita à Moçambique.
A visita é feita no contexto da implementação do projecto de pesquisa em saúde cardiovascular na mulher cujo objectivo é contribuir para a redução da mortalidade materna causada por doenças cardiovasculares em Moçambique.
O projecto de investigação em alusão é liderado pelo Instituto Nacional de Saúde e envolve outras instituições de investigação a nível nacional e internacional.
No âmbito desta visita realiza-se esta quinta-feira, na Unidade de Pesquisa do INS que funciona no Hospital Geral de Mavalane, o Seminário sobre a Saúde Cardiovascular da Mulher.
O evento contará com a participação de pesquisadores e profissionais de saúde que trabalham na área de saúde cardiovascular e da mulher.
O seminário em alusão é realizado numa altura em que cardiopatia reumática representa uma emergência de saúde global negligenciada e subestimada. Estima-se que a cada ano, esta doença mata cerca de 300.000 pessoas no mundo, sendo a maioria crianças, jovens e adultos com menos de 40 anos de idade.
Em Moçambique, vários estudos mostram que esta é uma doença que afecta cerca de 30 em cada 1000 crianças em idade escolar.
Na África Sub-Sahariana, a cardiopatia reumática é o maior contribuinte para a mortalidade materna por complicações não directamente ligadas à gravidez e ao parto (não obstétrica).
Tendo o nosso país uma das mais elevadas taxas de mortalidade materna no mundo, a realização deste projecto revela-se de elevada importância na medida em que o mesmo poderá representar uma contribuição singular para o combate mais eficaz e eficiente contra esta esta doença bem como servir de modelo para outros países africanos. (RM)