Imprensa

Presidente Nyusi no debate da Assembleia Geral das Nações Unidas

19/09/2016 09:44
Presidente Nyusi no debate da Assembleia Geral das Nações Unidas

Moçambique participa a partir de segunda-feira no debate geral da 71ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque, através de uma delegação chefiada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, um evento que este ano tem como tema “Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: Impulso Universal para Transformar o Mundo”.

Depois de cumprir a componente bilateral com a visita de trabalho aos Estados Unidos da América, que o levou a escalar Washington e Houston, Nyusi cumpre agora a componente multilateral com a sua participação nos trabalhos da sessão, a segunda desde que assumiu a chefia do Estado moçambicano em 2015.
Nesta componente multilateral, destacam-se dois momentos da participação do estadista moçambicano na sessão, designadamente o discurso que irá proferir perante mais de 190 outros líderes mundiais e a sua participação no Fórum de Negócios EUA-África, a convite do Presidente norte-americano, Barack Obama.
Além de participar no debate anual da Assembleia Geral da ONU, Nyusi poderá encontrar-se com outros líderes de outros países e de organizações regionais e internacionais como a própria ONU, União Africana, SADC, Commonwealth, CPLP, entre outras, explorando esta plataforma político-diplomática que representam as Nações Unidas, segundo fontes da delegacao presidencial. 
Na sessão do ano passado, igualmente em Setembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, em vigor desde Janeiro último, e o tema deste ano gira em torno da necessidade de mobilizar recursos e meios necessários para a sua implementação efectiva e sustentável.
Maior desafio é o compromisso internacional de realizar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável de forma mais concertada com vista a eliminar a pobreza que afecta milhões de pessoas a escala planetária, em particular África, e em prol da harmonia social mundial.
Trata-se, segundo fontes diplomáticas, de um desafio ambicioso comportando uma mega-agenda com um vasto leque de questões globais que não só abarcam questões sobre desenvolvimento, mas também assuntos que têm a ver com o próprio meio ambiente, como as mudanças climáticas, numa filosofia global.
Além do tema central da agenda, serão ainda debatidas questões ligadas a manutenção da paz e segurança internacional, desenvolvimento, promoção dos direitos humanos, assistência humanitária, migração e refugiados, entre outras.
A diplomacia mundial considera que se os governos trabalharem juntos para a implementação da agenda 2030 corporizada nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável podem contribuir significativamente para um mundo livre da pobreza, um mundo mais seguro, saudável e prospero para todos e ao mesmo tempo para proteger o Planeta.
(AIM)