Imprensa

Presidente Nyusi multiplica-se em contactos diplomaticos

21/09/2016 09:59
Presidente Nyusi multiplica-se em contactos diplomaticos

O Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve hoje, em Nova Iorque, encontros com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a Secretária-geral da Commonwealth, a Baronesa Patricia Scotland, a margem da sua participação na Plenária do debate anual da 71ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, cujos trabalhos iniciaram hoje na sede da ONU.

Os encontros realizados no quadro da diplomacia paralela, caracterizada por encontros bilaterais com outros líderes e representantes de organizações regionais e internacionais, têm servido para a partilha de informação sobre cooperação bilateral, desenvolvimento e agenda internacional.
O estadista moçambicano e a Baronesa Patricia Scotland trocaram impressões sobre como a Commonwealth pode ajudar Moçambique em matérias de capacitação das instituições nacionais. Abordaram ainda questões relativas ao género mormente sobre a participação da mulher e rapariga nos desafios actuais de desenvolvimento.
O Presidente Nyusi reafirmou o compromisso de Moçambique continuar a trabalhar com a Commonwealth aos mais variados níveis, organização de que o país é membro de pleno direito.
Na ocasião, o Chefe do Estado convidou a Secretária-geral da Commonwealth a visitar o país.
No encontro com o seu homólogo português, ambos analisaram a situação nos dois países. O Presidente luso disse que gostaria que tudo corresse bem em Moçambique, referindo-se a reconciliação nacional no quadro constitucional vigente e da retomada da ajuda financeira ao país por parte dos parceiros programáticos que apoiam directamente o orçamento do Estado.
Estes suspenderam o financiamento na sequência da descoberta de uma dívida não declarada de mais de 1,4 mil milhão de dólares contraídas pelas empresas públicas Ematum, Proindicus e MAM com aval do Estado.
Estas empresas serão objecto de uma auditoria independente a ser conduzida pela Procuradoria-Geral da República de Moçambique na sequência de um entendimento entre o Governo e o Fundo Monetário Internacional (FMI), um dos maiores resultados da visita do Presidente da República aos Estados Unidos da América. 
O Presidente Nyusi tem realçado que primeiro é do interesse do povo moçambicano ver a questão da dívida esclarecida e ultrapassada.
Marcelo Rebelo de Sousa disse que as relações entre Portugal e Moçambique são boas, económica e financeiramente. Portugal é um dos maiores investidores de Moçambique.
Um dos resultados deste encontro bilateral é que o Presidente da República, Filipe Nyusi, poderá visitar Portugal na sequência de um convite que lhe foi formulado por Marcelo Rebelo de Sousa.
(AIM)