PR recebe cartas credenciais de novos embaixadores
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu hoje as Cartas Credenciais dos embaixadores de Chile, Benin, Polónia, Bielorrússia, Etiópia, Lituânia e Bélgica, com o foco direccionado para a cooperação económica.
Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, que falava à imprensa após a cerimónia de entrega de Cartas Credenciais, o acto representa o grande exercício do país de fazer novas amizades no âmbito da cooperação bilateral, reforço das relações de amizade e solidariedade nas mais diferentes áreas.
“A tónica que foi abordada neste processo de acreditação dos sete novos chefes de missões diplomáticas e consulares foi, por um lado, o reforço das relações políticos diplomáticas entre Moçambique e os países acreditados, com maior ênfase para a cooperação económica com base na plataforma adoptada neste novo ciclo de governação, designadamente a agro-indústria, infra-estruturas, energia e turismo”, disse o governante.
Na ocasião, segundo o Ministro Pacheco, foi igualmente abordada a necessidade de conclusão de alguns instrumentos legais que estão a ser trabalhados por Moçambique e alguns países ora acreditados, bem assim a troca de delegações ao mais alto nível e a componente técnica para operacionalizar a cooperação bilateral entre Moçambique com os sete países hoje acreditados.
“As nossas relações com estes países são boas e há espaço para consolidar e expandir a cooperação bilateral numa plataforma de vantagens mútuas em que Moçambique sai a ganhar e os sete países cujos chefes das missões diplomáticas e consulares hoje acreditados também saiam a ganhar”, acrescentou.
Para o Chefe da Diplomacia moçambicana, duma maneira geral, os chefes das missões ora acreditadas manifestaram interesse em dinamizar a cooperação bilateral para colocar numa plataforma mais elevada do que está hoje.
(PR)