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PR procede ao lançamento da campanha de comeracialização agrícola
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O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu, na última sexta-feira, dia 19 de Junho, ao lançamento da Campanha de Comeracialização Agrícola, no distrito da Manhiça, província de Maputo.
Intervindo na ocasião, o estadista afirmou que o seu executivo vai fazer de tudo paragarantir maior competitividade ao sector, e que o objetivo é garantir benefícios para pequenos agricultores, inserindo-os nos circuitos da comeracialização em todo o país.
"Reconhecemos que a comercialização agrícola, na sua amplitude, enfrenta vários constrangimentos. Mas a nossa estratégia visa garantir maior competitividade a toda cadeia de valor", declarou Filipe Nyusi.
Para o Presidente Nyusi, o sector familiar é responsável pela maioria dos produtos consumidos e exportados, mas é o que menos se beneficia do esforço de produção porque enfrenta muitas dificuldades no seu relacionamento com os mercados.
A nova campanha tem a duração de um ano e ambiciona disponibilizar 15 milhões de toneladas de diversos produtos para o mercado, contra os 13,8 milhões de toneladas na campanha passada.
O Governo de Moçambique vem criando incentivos para que o sector familiar seja incorporado nos circuitos oficis, e no quadro destes esforços, no ano passado, o executivo moçambicano criou o Fundo Rotativo para Comercialização Agrícola, instrumento que, através de linhas de crédito estabelecidas com instituições financeiras e de desenvolvimento, apoia os pequenos agricultores nas zonas rurais, com destaque para as mulheres. (PR)