Imprensa

Niassa acolhe abertura oficial do ano lectivo escolar 2020

24/01/2020 11:11
Niassa acolhe abertura oficial do ano lectivo escolar 2020

A Escola Secundária de Chiconono, distrito de Muembe, província de Niassa, norte de Moçambique, vai ser palco da abertura oficial do ano lectivo escolar 2020, a 31 do corrente mês. A cerimónia deverá ser orientada, ao mais alto nível, pelo presidente da República, Filipe Nyusi.

Falando quinta – feira (23), em Maputo, a porta-voz da primeira sessão ordinária do Conselho de Ministros, Helena Kida, afirmou que a abertura do ano lectivo escolar terá réplica em todo o país. "Esta actividade terá réplica ao longo de todo o país, onde também serão feitas as aberturas do ano lectivo escolar".
Recentemente, o Ministério moçambicano da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) garantiu ter recebido, até início do mês em curso, 70,52 por cento da encomenda do livro escolar para o presente ano lectivo, esperando fazer alocação atempada em todas as escolas do país.
O sector de educação adquiriu pouco mais de 18,5 milhões de livros escolares para o ensino primário. Deste número, cerca de 18, 1 milhões são livros da primeira a sétima classes e os restantes 325.600 são manuais e guiões para professores.
O MINEDH garante igualmente que vai alocar atempadamente a todas as escolas do país o livro escolar, apesar dos constrangimentos que se verificam no processo.
Para o Ensino Bilingue, que constitui uma das apostas do sector para a melhoria da qualidade e facilidade no processo de ensino e aprendizagem, foram adquiridos, para este ano, 1.150.350 livros do aluno, e 11.375 manuais do professor.
Os livros da terceira à sétima classes são atribuídos aos alunos por 'empréstimo', o que significa que o aluno recebe o livro no início do ano lectivo e devolve – o no fim do mesmo ano. Mesmo assim, anualmente, o MINEDH faz uma reposição destes livros na ordem de 40 por cento.
(AIM)