Imprensa

Governo quer melhorar comunicação com os cidadãos

09/06/2017 07:44

O Governo pretende melhorar a qualidade e quantidade de informação difundida aos cidadãos, contribuir para a formação de uma opinião pública mais esclarecida, como forma de conferir uma maior visibilidade às realizações do executivo, bem como afastar a especulação e desinformação.

Para o efeito, o Gabinete de Informação de Moçambique (GABINFO) organizou um Fórum dos Comunicadores do Governo, que junta assessores de imprensa dos ministérios, instituições centrais do Estado e dos governos provinciais, um evento de três dias que teve início esta quinta-feira e que decorre na localidade de Mulotane, província de Maputo, sob o lema “Por uma comunicação institucional eficiente”. 
O GABINFO é uma instituição do governo que tem como missão zelar pela assessoria do governo e pelo apoio ao sector da comunicação social em Moçambique. 
Falando na sessão de abertura, a directora geral do GABINFO, Emília Moiane, explicou que “queremos que as actividades desenvolvidas nas instituições do nosso governo sejam dominadas por toda a sociedade moçambicana, quebrando, por esta via, o mito de que em algum momento há falta de informação” .
Referiu que o evento tem como objectivo elevar a forma como os assessorados devem posicionar-se na sua comunicação com a imprensa e, dessa forma, contribuir para o fortalecimento e harmonização do discurso do Executivo.” Isso vai permitir uma redução substancial as margens de especulação criadas pela aparente deficiência de comunicação”.
Afirmou que todos os comunicadores são chamados a melhorar a sua prestação, impondo dinamismo e adoptando novos mecanismos que possam influenciar positivamente os governantes moçambicanos. 
Por isso, disse Moiane, “ao sairmos daqui, queremos que cada um de nós acelere o passo no seu sector com vista a alcançar novos patamares, que se deverão traduzir na consolidação de um edifício de comunicação institucional que possa melhorar a visibilidade das realizações do governo de Moçambique, sem perder de vista o nosso próprio desafio de termos uma Estratégia de Comunicação do Governo que espelhe as nossas reais necessidades de comunicação”.
Aliás, segundo a directora do GABINFO, esta capacitação deverá produzir resultados imediatos. 
“Em poucas palavras, ao sairmos deste seminário, devemos assumir uma postura pró-activa no nosso papel de assessores, antecipando-nos aos fenómenos e levando os nossos governantes a anunciar as decisões em tempo útil a todos os moçambicanos”, disse.
Concluiu afirmando que “apostar numa boa comunicação é garantir uma opinião pública consciente, é promover a paz e a unidade nacional, é promover a nossa moçambicanidade, é promover a nossa cultura e , em última instancia, promovermo-nos a nós próprios como nação e como moçambicanos”.
A secretária permanente do governo da província de Maputo, Claudina Mazalo, disse “queremos contribuir para a formação de uma opinião pública cada vez mais esclarecida, o que contribuirá para o afastamento do espectro de especulação e desinformação veiculadas, via regra, através da imprensa.
Disse esperar que a formação sirva de um marco importante, na viragem da perspectiva de abordagem de comunicação governamental.
(AIM)