Imprensa

FRELIMO divulga decisões de XI congresso

09/10/2017 12:37
FRELIMO divulga decisões de XI congresso

O partido Frelimo, na província central de Manica, convocou a imprensa com objectivo de divulga decisões saídas do XI Congresso desta formação politica que decorreu de 26 de Setembro a 01 de Agosto findo.

Num encontro havido esta com jornalistas baseados nesta província, a primeira secretária, Ana Chapo, fez uma retrospectiva em torno das decisões do XI Congresso, caracterizando-o como tendo sido “um momento de festa que uniu, durante alguns dias, camaradas para discutir os problemas do país”.

Foi uma autêntica festa. Discutimos vários assuntos e aprovamos todos documentos que vão conduzir os destinos desta formação política nos próximos tempos. Estamos a falar, concretamente, das eleições autárquicas, gerais e do próximo mandato, caso a Frelimo vença nos pleitos 2018/19. Também passamos em revista alguns aspectos ligados a vida económica e social dos moçambicanos', disse Ana Chapo.
A primeira secretaria provincial do partido no poder afirmou que os aspectos relacionados com o melhoramento das vias de acesso para zonas mais recônditas do país, aumento da produção agrícola, paz e unidade nacional, entre outros temas mereceram maior atenção por parte dos participantes do congresso. 
Foram dias de muito trabalho e ficou claro que a palavra de ordem é prosseguir com a labuta. Continuar a servir o povo dentro dum clima de paz e concórdia onde todos somos chamados a trabalhar para preservação da paz que é um bem comum. Produção agrícola e outras acções de combate a pobreza continuarão a merecer maior atenção nos próximos tempos', referiu.
Segundo Ana Chapo, a preservação da paz deve constar da agenda de todos moçambicanos, pois assim é que ela pode torna-se uma realidade e Moçambique poderá crescer.
“Cada moçambicano, onde estiver, tem de saber que a paz é essencial para o nosso crescimento. Sem esta paz não seremos capazes de trabalhar a desenvolver o nosso país. Cada um tem que tudo fazer para que estejamos envolvidos na promoção da paz e unidade nacional”, defendeu. 
Para a fonte, o que resta neste momento é cada um voltar a sua zona de origem e materializar todas as recomendações.
A província de Manica foi representada no XI Congresso por mais de 170 pessoas, dentre delegados e convidados oriundos dos doze distritos. 
(AIM)