Imprensa

Ensino Bilingue contribui para a melhoria da aprendizagem no país

24/02/2020 07:54
Ensino Bilingue contribui para a melhoria da aprendizagem no país

Mais de quinhentos e trinta mil alunos, de todo o país, já sabem ler e escrever nas suas línguas maternas.

São alunos distribuídos em duas mil e novecentas e vinte e quatro escolas de 126 distritos no país.

Os dados foram partilhados, esta sexta-fera, pela Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, durante as cerimónias centrais do Dia Internacional da Língua Materna, que tiveram lugar no distrito de Matutuíne, província de Maputo.

Carmelita Namashulua explicou que este facto, resulta do ensino Bilingue introduzido no país pelo Governo Mocambicano.

Frisou que a introdução do Ensino Bilingue no Sistema Nacional de Educcação,  está a contribuir de forma significativa para a elevação dos níveis de qualidade de ensino no país.

Nas cerimónias centrais do Dia Internacional de Língua Materna, os parceiros de cooperação do Ministério da Educação e Desenvolviumento Humano manifestaram interesse em continuar a apoiar o processo de ensino e anpredizagem no país.

A Directora Geral da ADPP Mocambique, Birgit Holm, frisou que neste contexto, é necessário envolver cada vez mais a comunidade para o enriquecimeto daquele modelo de ensino.

Como forma de monstrar o domínio da Língua Materna no processo de ensino e aprendizegem, alguns alunos declamaram, em Xironga, a poesia do escritor e Herói Nacional, Marcelino dos Santos, intitulada Canto do Amor Natural.

Este ano ano, o Dia Internacional da Língua Materna no país, celebra-se sob o lema: Línguas Compartilhadas e Transfronteiriças. (RM)