Emitidos em 10 dias 9 mil bi´s com nova tecnologia
Pelo menos 9 mil pessoas solicitaram a emissão do Bilhete de Identidade (BI) nos primeiros 10 dias da expansão da tecnologia oferecida pelo novo provedor de serviços, Muhlbauer Mozambique, para a produção deste documento nas capitais provinciais de Moçambique.
Segundo o porta-voz da Direcção Nacional de Identificação Civil (DNIC), Alberto Sumbane, alguns dos requerentes poderão levantar o documento de identificação a partir da próxima semana.
O novo modelo de BI dispõe de um chip com dados do cidadão, para além de outros elementos de segurança invisíveis que dificultam a sua falsificação.
Segundo o “Notícias online”, Sumbane avalia positivamente o trabalho de captação de dados e emissão do BI com base nos novos equipamentos, não obstante terem surgido queixas de alguns requerentes, relacionadas com a demora no decurso deste processo.
“Para além de ter sido introduzido recentemente, o equipamento é complexo. Por isso, os funcionários precisam de algum tempo para aperfeiçoar a sua utilização. Neste contexto, apelamos à compreensão dos requerentes e tranquilizamo-los que a plataforma é rápida na transmissão de dados”, explicou.
O porta-voz da DNIC lembrou que, até finais de Março, todos os distritos poderão receber os equipamentos novos para a captação de informações pessoais para a emissão do BI.
“Enquanto isso, a captação de informações é feita com recurso à plataforma antiga. No período em análise, recebemos cerca de 35 mil pedidos”, indicou.
O processo de cadastramento de dados para a emissão do novo BI iniciou a 28 de Janeiro passado, a título experimental, nas cidades de Maputo e Matola, no sul do país.
A DNIC esclarece que os actuais BI´s mantêm-se válidos para todos os efeitos, até expirar o seu prazo de validade ou serem trocados.
(AIM)