Imprensa

EUA pedem responsabilização dos assassinos de Amurane

09/10/2017 12:20
EUA pedem responsabilização dos assassinos de Amurane

O governo dos Estados Unidos da América (EUA) espera que as autoridades de justiça moçambicana levem a cabo uma investigação rápida e completa para esclarecer e responsabilizar os autores do assassinato do edil da cidade de Nampula, Mahamudo Amurane.

Amurane, que estava ao serviço do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o segundo maior partido de oposição em Moçambique, foi morto a tiro em frente á sua residência particular, na cidade de Nampula, a 4 de Outubro corrente.

O assassinato do edil da terceira maior cidade do país e a chamada capital do norte ocorreu em pleno dia em que o país celebrava mais um aniversário da assinatura do Acordo Geral de Paz, que colocou fim à guerra, de 16 anos, entre a Renamo e o governo.
O governo norte-americano, através da sua embaixada em Moçambique, diz ter tido uma forte relação com Mahamudo Amurane, homem cuja liderança em prol do bem-estar dos munícipes fica registada com apreço.
De forma imensa, temos um grande apreço à sua liderança nos nossos projectos conjuntos de desenvolvimento e à sua paixão por melhorar a vida dos seus concidadãos em Nampula. O seu assassinato é uma perda para todos nós. A Embaixada dos Estados Unidos condena, nos termos mais fortes possíveis, os responsáveis por esse acto brutal e detestável e espera que uma investigação rápida e completa deste crime leve os seus autores à justiça”, refere uma nota de imprensa da Embaixada norte-americana enviada à redacção da AIM.
Na mesma nota, os Estados Unidos da América aproveitam a oportunidade para expressar as suas sinceras condolências ao povo de Nampula e, em especial, à família e amigos de Amurane.
Os restos mortais de Amurane foram a enterrar este sábado, numa cerimónia carregada de emoção e tristeza.
O funeral teve lugar no cemitério municipal da FAINA, arredores da cidade de Nampula, em cerimónia presenciada, para além de familiares e amigos, por vários munícipes, entidades governamentais e municipais, confissões religiosas, políticos, entre outros.
Na ocasião, foram apresentadas várias mensagens descrevendo as qualidades do edil de Nampula.
(AIM)