Imprensa

Bilhete de Identidade e Passaportes mais acessíveis para moçambicanos no estrangeiro

02/12/2019 12:31

As missões diplomáticas e consulares de Moçambique em Berlim, na Alemanha; Lisboa, Portugal; Mbabane, no vizinho Reino de Eswatini, e Pequim, na República Popular da China, já têm disponíveis equipamentos de captação de dados biométricos para emissão de bilhetes de identidade e passaportes para cidadãos moçambicanos residentes naqueles países.

No entanto, e segundo informação partilhada no recém-terminado Conselho Coordenador do Ministério do Interior, apenas a representação moçambicana em Lisboa é que já está a funcionar em pleno, estando nos outros países em processo de finalização da montagem dos equipamentos.

Segundo apurou o Notícias, após a recolha os dados serão enviados a Maputo de onde passarão por um processo de análise e verificação. Só depois desse procedimento é que serão emitidos os documentos requeridos, para mais tarde serem enviados às representações diplomáticas, pela mão de quem chegarão aos respectivos titulares.

O Ministro do Interior, Jaime Basílio Monteiro, explicou que com a montagem da plataforma de recolha de dados nas embaixadas e consulados, os cidadãos moçambicanos no estrangeiro ficam aliviados dos custos que o processo de emissão ou troca destes documentos acarretava quando era necessário vir pessoalmente ao país para cumprir alguns procedimentos inerentes.

"Também minimizaremos os custos com o envio de brigadas para captação de dados. Saudamos e encorajamos este processo, facto que irá beneficiar muitos moçambicanos na diáspora", explicou o ministro.

Assegurou que o processo está numa fase inicial e limita-se a países com comunidades relativamente grandes, mas depois será estendido a outros pontos do mundo onde haja moçambicanos a residir.
(AIM)