Avaria linha de alta tensão: Zonas de Manica e Sofala já com corrente eléctrica
Parte das províncias de Manica e Sofala já têm corrente eléctrica, depois da interrupção causada por uma avaria na linha de alta tensão que alimenta estes pontos do país.
A directora de transmissão na empresa Electricidade de Moçambique (EDM), Nilza Pelembe, disse que equipas da empresa e da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, estão no terreno para o restabelecimento definitivo da corrente eléctrica.
“A linha de alta tensão com avaria tem 325 quilómetros e infelizmente a equipa não conseguiu ainda identificar a avaria. As condições nocturnas a que as equipas estavam expostas a trabalhar, acrescido com algum mau tempo verificado na região, contribuíram para a dificuldade na localização desta avaria. Contudo, estamos bastante optimistas com o clarear do dia e démarches estão a ser feitas para que um helicóptero sobrevoe esta linha por forma a acelerar os trabalhos no terreno e consequentemente a localização desta avaria. Torna-nos difícil agora ver o nível de gravidade da avaria até que as equipas no terreno nos tragam alguma notícia. Temos alguma parte dos clientes fora, sem alimentação, estamos a falar de 30% de província de Manica sem corrente eléctrica e aproximadamente 70% dos clientes da província de Sofala também sem corrente eléctrica. Chimoio, temos praticamente 90 % da capital com corrente eléctrica. No entanto, a cidade da Beira, neste momento está totalmente fora, porque aquando da tentativa de alimentação destas cargas por parte das nossas centrais, foi detectado um problema na subestação”, disse a Directora de Transmissão na empresa Electricidade de Moçambique. (RM)