Imprensa

Moçambique beneficia de ajuda chinesa para questões de emergência

24/10/2023 10:13

Moçambique vai beneficiar de Cerca de Cento e Noventa e Cinco milhões de maticais para questões de emergência e ajuda humanitária, um valor a ser desembolsado pelo governo chinês.

O valor consta do novo pacote das medidas de apoio aos países abrangidos pela iniciativa de cooperação internacional Cinturão e Rota anunciado pelo presidente da China Xi Jinping.

Ainda no âmbito deste pacote o primeiro-ministro Adriano Maleiane fez saber hoje aqui na china que Moçambique vai beneficiar igualmente de financiamento para construção de um centro cirúrgico nacional.

Na conferência de imprensa que serviu para fazer o balanço da visita a China Adriano Maleiane fez saber que o presidente chinês anunciou uma carteira de investimento de cerca de cinquenta bilhões de dólares.

Cada país deverá submeter projecto para beneficiar de financiamento e Moçambique quer apostar no sector de agricultura.

Maleiane fez saber que a visita serviu para Moçambique aprofundar questões de cooperação com a China em diferentes áreas destacando os sectores das infra-estruturas, comércio e agricultura.

O Primeiro-Ministro fez saber ainda que uma outra garantia que Moçambique consegue, com esta visita, é a possibilidade de incrementar bolsas de estudo. (RM)