Imprensa

Presidente da República recebe líderes de empresas russas

23/10/2019 12:11
Presidente da República recebe líderes de empresas russas

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu durante o dia de ontem, líderes de empresas russas de vários ramos, no âmbito da visita que efectua para participar na primeira Cimeira Rússia-Africa.

O primeiro a ser recebido peloa Chefe do Estado foi Alexander Mikheev, Director-Geral da Rosoboronexport, empresa estatal russa de exportações e importações de produtos, tecnologias diversa; depois foi Dmitry Mazepin, PCA da Uralkali, empresa produtora e exportadora de fertilizantes à base de potássio, e Andrey Kostin, PCA do Banco russo VTB.

Sobre os encontros, o Chefe do Estado considera-os de positivos, uma vez que estão na linha da diplomacia económica que visa atrair empresas estrangeiras a investir em Moçambique e emprestar mais-valias para a economia nacional.

"Esta é uma oportunidade para vender a imagem de Moçambique na Rússia, e aproveitarmos a plataforma (Cimeira Rússia-África), para juntamente com outros países africanos encontrar oportunidades e parcerias. Tivemos vários encontros, incluindo com uma empresa de fertilizantes para alavancar a nossa agricultura, que é a nossa prioridade", disse o Presidente Nyusi.

Segundo o estadista, estes encontros visam aproveitar as oportunidades e benefícios que a Rússia pode oferecer, e estes encontros com as grandes empresas são um fórum privilegiado para vender a imagem dos países que precisam de investimento.

Sobre o encontro com o VTB, o PCA deste banco, Andrey Kostin disse que as relações entre VTB e o Governo de Moçambique são excelentes, por isso que o encontro com o Presidente da República visava essencialmente falar de perspectivas futuras para aumentar a cooperação.

"Há muitas áreas em que se pode trabalhar, como a área de energia, com destaque para o carvão e gás, entre outros recursos, mas também na agricultura. O que se quer é alargar a cooperação", disse Kostin.

O responsável do VTB garantiu que uma missão do banco vai visitar o país antes de Dezembro para discutir perspectivas de incrementar a cooperação, e acordar os sectores a serem contemplados. (PR)