O Presidente da República, Daniel Chapo, diz que a Italia é um parceiro histórico e constante no processo de desenvolvimento do país, desde a proclamação da independência nacional, em 1975.

O Presidente destacou o papel que a Itália assumiu no processo que culminou com a assinatura dos acordos de paz de paz:

O estadista moçambicano fez estas considerações no encontro que manteve, esta quarta-feira, em Roma, com o Presidente italiano, Sergio Mattarella.

No quadro desta visita de trabalho, o presidente moçambicano reúne-se com empresários italianos, com a Primeira Ministra, Giorgia Meloni, e com a comunidade moçambicana   na Italia.

Moçambique e Itália assinam, esta tarde, em Roma, o acordo-quadro de cooperação para o desenvolvimento e o acordo judiciáio mútuo sobre matéria criminal.

Ontem, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) rubricou um memorando de entendimento com as autoridades italianas sobre a cooperação no domínio da protecção civil.

Estes entendimentos são rubricados no quadro da visita de trabalho à Itália do Presidente da República, Daniel Chapo, que termina esta quinta-feira. (RM)