O Presidente da República, Daniel Chapo, enalteceu o papel da Comunidade de Sant-Egidio, na promoção da paz, mediação de conflitos e apoio humanitário, particularmente em contextos de vulnerabilidade social.

O Chefe de Estado manifestou o seu apreço durante a audiência que concedeu ao fundador da Comunidade de Sant-Egidio, o Professor Andrea Riccardi, onde enalteceu o contributo histórico da Comunidade de Sant-Egidio para a consolidação da paz em Moçambique.

No encontro o Presidente da República recordou o papel determinante da Comunidade na mediação do processo do alcance da paz no país, que resultou na assinatura do Acordo Geral de Paz, em Outubro de 1992, em Roma, entre o governo e a renamo.

O estadista moçambicano reitera o compromisso do país em continuar a promover uma cultura de paz, reconciliação e inclusão social, sublinhando a importância de parcerias com organizações comprometidas com valores humanos universais.

Por seu turno, o Professor Andrea Riccardi vincou a disponibilidade da Comunidade em continuar a apoiar iniciativas sociais em Moçambique, sublinhando para a assistência à população carenciada, promoção da saúde, inclusão dos idosos e acesso à educação.

A Comunidade de Sant-Egidio está presente em Moçambique há mais de quatro décadas, com iniciativas em diversas províncias, destacando-se os programas “Bravo!” de registo civil gratuito, combate ao HIV/SIDA, apoio às populações deslocadas e promoção da dignidade humana. (AIM)