
A Primeira-Ministra, Benvinda Levi, conferiu posse a cinco gestores de instituições do Estado moçambicano, em Maputo, a quem incumbiu a missão de pautar por uma direcção orientada para resultados. Os novos dirigentes são Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Autoridade Nacional de Educação (ANEP), Samuel Samo Gudo e Directores-Gerais dos Institutos Nacionais, de Desenvolvimento da Educação (INDE) Lurdes Matavele Nakala; de Educação à Distância (INED) Sérgio Cossa; das Indústrias Culturais e Criativas (INICC) Roberto Dove; e do Fundo Nacional de Investigação (FNI) Florêncio Maulano.
Falando na cerimónia de tomada de posse a governante recomendou aos recém-empossados para privilegiar o diálogo e apostem, cada vez mais, na coordenação estratégica com outras entidades públicas e privadas. ”No cumprimento das novas funções que passam a assumir, esperamos que cada um de vós assegure uma gestão adequada e criteriosa dos recursos humanos, materiais e financeiros que serão colocados à disposição da instituição”.
A Primeira-Ministra explicou que é visão, do governo de Moçambique que o subsistema de educação profissional tem que ser capaz de formar uma força de trabalho moçambicana tecnicamente qualificada, dotada de cultura de trabalho e espírito empreendedor. Benvinda Levi fez questão de frisar que a acção governativa estabelece como uma das prioridades, assegurar uma educação profissional, técnica e vocacional de qualidade, assente em padrões de competência e que responda às necessidades, especificidades e exigências do mercado de trabalho.
A governante disse ainda que para o sucesso desta missão é importante que, no dia-a-dia dos empossados, privilegiem o trabalho em equipa e valorizem os conhecimentos e experiências dos funcionários que vão encontrar nas instituições que passam a dirigir.