O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu em Maputo, o Presidente do Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), George Elombi, numa audiência que foram abordados assuntos económicos, com enfoque nos sectores de energia, turismo, minerais, refinação e processamento, bem como formas de apoiar a economia moçambicana, incluindo projectos de centrais eléctricas, linhas de transmissão, infra-estruturas turísticas e iniciativas governamentais.
No encontro, o presidente do Afreximbank, George Elombi manifestou a disponibilidade do Afreximbank de financiar, com 3 a 4 mil milhões de dólares, projectos estratégicos, reforçando a parceria entre Moçambique e aquela instituição financeira.
Esta garantia foi dada por Elombi, que classificou o encontro como “extremamente útil”. Após a reunião, o Presidente do Afreximbank revelou que as conversações com o Chefe do Estado incidiram “exclusivamente sobre assuntos económicos”, com enfoque em cinco áreas.
“Falámos de energia, turismo, minerais, refinação e processamento. Também analisamos várias formas de apoiar a economia moçambicana no seu todo”, sublinhou.
Elombi adiantou que o programa conjunto irá abranger projectos de centrais eléctricas, linhas de transmissão, infra-estruturas turísticas e iniciativas de apoio ao Governo. “Este é, em síntese, o resultado das discussões que acabámos de ter com o Chefe do Estado”, afirmou.
Segundo informações detalhadas pelo director do Gabinete do Presidente do Afreximbank para Pesquisa e Políticas, Richman Dzene, o Banco está comprometido em financiar cerca de três a quatro mil milhões de dólares em projectos de infra-estruturas, energia, petróleo e gás.
Dzene destacou que o Afreximbank “é um parceiro estratégico para Moçambique, assim como para tantos outros países africanos”, reforçando o compromisso da instituição em “desenvolver e financiar projectos que agreguem valor ao país”.
O responsável frisou ainda a postura do Chefe do Estado durante a audiência. “O Presidente mostrou abertura em cooperar com o Afreximbank. Moçambique está aberto a trabalhar com o Banco em tudo o que for necessário. Este é um banco africano e merece ser acarinhado”, afirmou.
Para Dzene, a reunião marca o início de uma fase renovada de cooperação. “Moçambique e o Afreximbank estarão a trabalhar conjuntamente para financiar e garantir que Moçambique tenha êxito em alguns dos projectos estruturantes”, disse.
O Afreximbank, instituição financeira multilateral pan-africana criada em 1993 sob os auspícios do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), desempenha um papel central no apoio ao comércio intra-africano e ao financiamento de projectos de grande impacto económico.
Com este encontro de trabalho, o Governo de Moçambique reforça a parceria com o Afreximbank, num impulso que poderá acelerar investimentos essenciais para o desenvolvimento e modernização da economia nacional.