
A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos Lucas, defendeu que “somente por meio da unidade genuína, solidariedade e cooperação sustentada podemos construir um mundo mais justo, equitativo e pacífico”.
Ao discursar na 19ª reunião Ministerial do Movimento dos Países Não-Alinhados (MNA), que decorre em Kampala, na República do Uganda, a Ministra Lucas reafirmou o compromisso de Moçambique com os princípios fundadores deste movimento, nomeadamente: o respeito à soberania e integridade territorial, não interferência em assuntos internos, co-existência pacífica e respeito mútuo entre as nações, independentemente de tamanho ou poder.
Reiterou, também, o apoio às principais prioridades do Movimento de aumento do investimento em educação e inclusão digital para colmatar a lacuna tecnológica, alívio da dívida e reforma financeira, sistemas de comércio mais justos.
Na reunião que decorreu sob o tema “Aprofundamento da Cooperação para uma Afluência Global Compartilhada” Maria Manuela Lucas, instou aos Países Não-Alinhados a desenvolverem estratégias e políticas inovadoras para enfrentar os desafios globais emergentes, ao mesmo tempo em que reafirmam compromisso colectivo com os princípios adoptados em Bandung.
Lembrou, com gratidão, da solidariedade e o apoio inabaláveis oferecidos pelos membros do MNA durante nossa luta de libertação pela independência e na jornada de construção e desenvolvimento da nação.
“Hoje, Moçambique continua a confiar e a valorizar esse espírito de solidariedade enquanto enfrentamos desafios novos e contemporâneos, nomeadamente o flagelo devastador do terrorismo e os impactos devastadores das alterações climáticas, que ameaçam não só a estabilidade nacional e regional, mas também os próprios alicerces do desenvolvimento sustentável e da paz e justiça duradouras” acrescentou.
Expressou a sua gratidão ao Gabinete de Coordenação do Movimento dos Países Não Alinhados pela sua firme dedicação à promoção do multilateralismo, da paz e da cooperação entre as nossas nações.
À margem do evento, a ministra foi recebida pelo Presidente do Uganda, Yoweri Museveni , na qual foram abordadas matérias de interesse mútuo. Manteve, igualmente, encontros bilaterais com os ministros dos Negócios Estrangeiros de Uganda, dos Emirados Árabes Unidos de Myanmar e do Kyrgyzstan, nos quais trocaram impressões sobre o fortalecimento das relações de amizade e cooperação.