
O Chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, realiza uma visita de trabalho, de cinco dias, ao Reino da Espanha.
Durante a visita, o Chefe do Estado vai participar na IV Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Financiamento ao Desenvolvimento, em Sevilha, na Espanha”.
O evento constitui uma oportunidade para impulsionar a implementação da Agenda 2030, de forma a assegurar o cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Participam na referida conferência líderes políticos, financeiros e comerciais para formular uma abordagem coerente das questões que flagelam o desenvolvimento global e a ajuda ao comércio e à dívida.
Nesta Conferência, será adoptado o “Compromisso de Sevilha”, que se afigura um plano para o financiamento do desenvolvimento para a próxima década.
Nesta deslocação, o Presidente faz-se acompanhar pela esposa, Gueta Chapo, que tem na agenda um programa inserido nos esforços contínuos do Gabinete da Primeira-Dama visando reforçar a justiça social, equidade no acesso à saúde e inclusão das comunidades mais vulneráveis nos serviços públicos fundamentais.
Integram também a delegação moçambicana os Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas; das Finanças, Carla Louveira; Plano e Desenvolvimento, Salimo Valá; Economia, Basílio Muhate; Presidência para os Assuntos da Casa Civil, Ricardo Sengo; Embaixador de Moçambique na Espanha, Eugénio Langa, representante permanente de Moçambique nas Nações Unidas, Domingos Fernandes e quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado. AIM