Maputo, 11 de Fevereiro de 2025 – O Governo moçambicano está a intensificar as suas acções para garantir a remoção do país da Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), com foco no fortalecimento dos mecanismos de prevenção ao branqueamento de capitais e combate ao financiamento ao terrorismo. A informação foi prestada pelo porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, durante a 4.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, realizada esta terça-feira. 

De acordo com o comunicado co Conselho de ministros, as medidas em curso para sair da Lista Cinzenta incluem o reforço dos sistemas de supervisão financeira, a melhoria da coordenação interinstitucional e o alinhamento com as normas internacionais de integridade e transparência financeira. Estas acções inserem-se no compromisso assumido pelo país junto das instituições internacionais para assegurar um ambiente económico mais estável e seguro.

Na mesma ocasião, o Executivo decretou Luto Nacional de três dias em homenagem ao Antigo Presidente da República da Namíbia,Sam Shafiisfuna Nujoma.O decreto que estabelece o Luto Nacional, prevê que o mesmo deve   ser observado de doze a catorze de Fevereiro, com a Bandeira Nacional e o Pavilhão Presidencial içados a meia-haste em todo o território nacional e nas missões diplomáticas.

Ainda durante a sessão Conselho de Ministros apreciou igualmente informações sobre a Época Chuvosa e Ciclónica 2024/2025, reafirmando o compromisso do Executivo em garantir respostas eficazes e coordenadas face aos desafios climáticos.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*