Imprensa

Primeiro-Ministro reafirma compromisso de Moçambique trabalhar para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas

03/11/2021 10:15
Primeiro-Ministro reafirma compromisso de Moçambique trabalhar para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas

O Primeiro-Ministro reafirma o compromisso de Moçambique trabalhar colectivamente na definição de acções concretas e eficazes para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Carlos Agostinho do Rosário falava ao princípio desta noite, em Glasgow, na Escócia, no painel de Alto Nível, inserido na 26ª Conferência Mundial sobre as Mudanças Climáticas, COP 26.

O Primeiro-Ministro lembrou que Moçambique está na rota de eventos climáticos extemos e que se registam de forma cíclica, tal é o caso de ciclones, cheias, inundações e seca, o que exige do governo acções concertadas para a sua mitigação.

“Dada a frequência e intensidade com que os eventos climatéricos assolam o nosso país, a nossa abordagem está assente na prevenção, adaptação e mitigação, reassentamento da população virada para o desenvolvimento, construção de infra-estrututuras resilientes, assim como na gestão recursos hídricos, conforme o plasmado na Contribuição Determinada NDC, actualizada “, disse.

Carlos Agostinho do Rosário destacou que Moçambique tem ainda como prioridade a implementação de um programa de transição energética, com fontes mais limpas e amigas do ambiente. (RM)