Imprensa

Presidente da República Inaugura Armazém Intermédio de Medicamentos na Província de Manica

Presidente da República Inaugura Armazém Intermédio de Medicamentos na Província de Manica

O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que o Armazém Intermédio de medicamentos e artigos hospitalares, inaugurado esta quinta-feira em Chimoio, na província de Manica, vai garantir disponibilidade de fármacos em tempo certo e a baixo custo.

Filipe Nyusi referiu tratar-se de uma infra-estrutura de grande impacto, no que diz respeito a eficácia e eficiência na administração e gestão de medicamentos e produtos afins.

O estadista moçambicano fez o pronunciamento, esta quinta-feira, na inauguração do empreendimento que custou cinco milhões de dólares, equivalentes a 310 milhões de meticais.

“A construção desta infra-estrutura materializa um dos objectos do Programa quinquenal do governo de expandir o acesso e melhorar a qualidade dos serviços de saúde através de disponibilização de medicamentos dos actuais 70% das unidades sanitárias para 90 % em 2024. A materialização deste importante compromisso enquadra-se ainda na nossa estratégia ao longo do quinquénio, de construir trinta armazéns de fármacos e produtos hospitalares, no âmbito da implementação do Plano estratégico de logística farmacêutica” disse.

Na ocasião, o Presidente da República falou sobre a necessidade de reforço de planificação e organização para o controlo de qualidade e estancar a ruptura de stock e roubo de medicamentos. (RM)