Imprensa

Presidente Nyusi Quer Disciplina na Comunicação Social

Presidente Nyusi Quer Disciplina na Comunicação Social

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, conferiu posse, Quarta-feira (12), aos membros do Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS) de Moçambique. Na ocasião, o PR destacou a importância do respeito pela disciplina na actividade jornalística.

“O jornalismo é uma profissão nobre e que deve ser exercida com disciplina. Ter disciplina é informar somente a verdade, combater notícias falsas e não incitar à violência e ao ódio”, disse.

O Chefe de Estado recordou que o Conselho Superior de Comunicação Social é um órgão de disciplina e consulta, que deve garantir a independência dos órgãos de comunicação social.

Nyusi descreveu como delicada a função que os 11 membros passam a exercer e falou dos desafios actuais no sector da comunicação social.

“Gostaríamos que este órgão suscitasse debate sobre matérias que visem o resgate dos valores sociais, que se têm perdido. Também é preciso haver responsabilidade ao informar sobre os ataques em Cabo Delgado. Devem lembrar durante o exercício das vossas actividades a observância da ética e deontologia profissional evitando incitamento a violência em Cabo Delgado. Deve haver respeito pela vida humana, por isso há necessidade de se resgatar os valores humanos”, observou Nyusi.

Tomaram posse Rogério Sitoe, designado ao cargo de presidente do Conselho Superior da Comunicação Social, Paulina Ricardo Chiziane, Jorge da Conceição Matine, João de Brito Munguambe, José Guerra, Carmen Lizi dos Santos, José Alfredo Macaringue, Alexandre Chiúre, Eliseu Bento Mascarenhas, Suzana Espada e Jeremias Langa.

(AIM)