Imprensa

PR mantém conversa telefónica com Secretário de Estado norte-americano no quadro das consultas bilaterais

PR mantém conversa telefónica com Secretário de Estado norte-americano no quadro das consultas bilaterais

O Presidente da República, Filipe Nyusi manteve, esta quarta-feira, uma interacção telefónica com o Secretário de Estado dos Estados Unidos de América, Antony Blinken, no quadro das consultas bilaterais.

Para além de avaliar o estado das relações estabelecidas em 1975, que foram classificadas como estando a atravessar o melhor momento, os dois governantes abordaram igualmente aspectos relacionados com a situação da segurança em Cabo Delgado, processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), situação da pandemia da Covid-19 e Desenvolvimento do compacto do Millennium Challenge Corporation (MCC).

O Presidente Nyusi informou sobre a questão do terrorismo, a necessidade de apoio humanitário, o funcionamento da Agência de Desenvolvimento do Norte (ADIN), o empenho das forças da SADC e do Ruanda para apoiar Moçambique no combate ao terrorismo.

Durante o contacto, o Chefe do Estado moçambicano e o Secretário de Estado norte-americano discutiram questões relacionadas com a formação, desenvolvimento, estabilidade, respeito pelos direitos humanos, reforço da democracia e sobre as mudanças climáticas.

O Secretário de Estado terminou o encontro manifestando solidariedade para com Moçambique, na luta contra o terrorismo e transmitiu condolências ao povo e Governo de Moçambique pelas vidas perdidas na província de Cabo Delgado, vítimas do terrorismo. (RM)