Imprensa

PR anuncia alívio de algumas medidas restritivas na prevenção da pandemia da covid-19

PR anuncia alívio de algumas medidas restritivas na prevenção da pandemia da covid-19

O governo decidiu manter algumas medidas de contenção da pandemia da covid-19 relativas ao decreto anterior, no contexto da situação de calamidade pública no país.

Na comunicação feita, esta noite ao país, o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou o relaxamento de algumas medidas restritivas, no quadro da prevenção do novo coronavírus.

“Autorizada a retoma do ensino pré-escolar, em todo o território nacional, porém, só deverão abrir as escolas que estiverem em condições de cumprir estritamente o protocolo sanitário. Para garantir o cumprimento, o Ministério do Género, Criança e Acção Social fará casuisticamente a fiscalização das escolas; Autorizar a retoma dos treinos das equipas de alta competição e de formação dos campeonatos provinciais; É autorizada a abertura de ginásios da classe polivalente, grande e média dimensão, não devendo exceder 40 % e 20% da capacidade máxima respectivamente; Mantém-se encerrado os ginásios da classe de pequena dimensão; os botles stores ou lojas de bebidas, passam a adoptar o horário das 9 às 17 horas, de segunda–feira a sábado, permanecendo encerrados aos domingos, feriados e nos dias de tolerância de ponto; O horário de recolher obrigatório para todas as vilas e cidades, já referidas no decreto anterior, passa a ser das 23:00 às 04:00 horas, estávamos nas 22:00Horas, agora mais uma hora”, disse.

O Presidente da República sublinhou que o alívio não deve ser entendido como o fim da pandemia e exortou a todas as forças vivas da sociedade a contribuírem para a observância das medidas de prevenção da covid-19. (RM)