Imprensa

Moçambique faz parte dos países que assumem vice-presidência da Assembleia Geral da ONU

Moçambique faz parte dos países que assumem vice-presidência da Assembleia Geral da ONU

Moçambique faz parte dos países que assumem a vice-presidência da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A eleição que aconteceu ontem, indicou o estado moçambicano para exercer a vice-presidência do órgão, juntamente com mais vinte países.

A septuagésima sexta sessão da Assembleia geral das Nações Unidas serviu também para a escolha do ministro dos Negócios Estrangeiros das Ilha Maldivas Abdula Shadid para presidente do órgão.

Abdula Shadid obteve uma maioria de 143 votos, dos 191 válidos contra 48 do seu concorrente, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Afeganistão, Zalmuai Rassul.

O presidente eleito da Assembleia geral das Nações Unidas, citado pelo site da ONU, apontou a necessidade de garantir vacinas contra o novo coronavírus a todos os cidadãos, como forma de erradicar a doença no mundo.

Por sua vez, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lembrou que a assembleia geral é a fundação de todo o trabalho de organização, essencial para a eficiência das Nações Unidas. (RM)