Imprensa

Filipe Nyusi falou com Presidente da Ucrânia sobre guerra com a Rússia

07/07/2022 08:22

Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve, hoje, uma conversa telefónica com o seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Filipe Nyusi lamentou a perda de vidas, a deslocação de mais de 12 milhões de pessoas e a destruição de infra-estruturas, devido à guerra russo-ucraniana.

Na conversa, Volodymyr Zelensky informou ao seu homólogo sobre a situação da intervenção militar da Rússia na Ucrânia.

Segundo uma nota da Presidência da República de Moçambique, Zelensky felicitou o país pela eleição a membro Não-Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, tendo Filipe Nyusi agradecido e assumido a responsabilidade de trabalhar para a paz e segurança no mundo.

Zelensky manifestou o seu interesse em explicar aos países africanos, num fórum apropriado, sobre a situação de segurança e usar a oportunidade para uma abordagem sobre os aspectos de índole económico e comercial.

Por sua vez, o Presidente Filipe Nyusi agradeceu a Zelensky pela informação detalhada sobre a situação no seu país, lamentou e manifestou solidariedade pela perda de mais de dez mil vidas humanas e mais de doze milhões de deslocados, bem como a destruição de infra-estruturas.

Na mesma interacção, Nyusi explicou a posição de abstenção tomada por Moçambique em relação à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, como postura decorrente da Constituição da República e da política externa que defendem a solução de diferendos por meio do diálogo.

O Chefe do Estado explicou, ainda, que Moçambique defende o respeito pelo Direito Internacional Humanitário, direitos humanos e protecção das vítimas de guerra e de conflitos armados.

O estadista moçambicano enfatizou o seu encorajamento à Ucrânia e à Rússia no sentido de voltarem ao diálogo directo.(O País)