Imprensa

Barragem hidroeléctrica de Mphanda Nkwua poderá estar pronta até 2030

Barragem hidroeléctrica de Mphanda Nkwua poderá estar pronta até 2030

O projecto Mphanda Nkwua na província de Tete poderá estar pronto até 2030, são projecções apresentadas, esta terça-feira, pelo porta-voz do governo, Filimão Suázi, no fim da vigésima quinta sessão ordinária do Conselho de Ministros.

“Podemos partilhar informação segundo a qual trata-se de uma barragem com 61 quilómetros à jusante de Cahora bassa. É uma central hidroeléctrica até 1.500 megawatts, vai ter uma linha de transporte Tete/Maputo de cerca de 1.600 quilómetros, um custo estimado de 4.5 a 5 mil milhões de dólares e com um período de construção entre cinco a seis anos. Há uma expectativa de que por aí em 2030 tenhamos efectivamente o arranque efectivo do projecto não em termos de construção, mas a construção já finda para o início das actividades “, disse.

Segundo Filimão Suázi na sessão desta terça-feira o executivo apreciou informações sobre o desenvolvimento de projecções de infra-estruturas de armazenamento e gestão de recursos hídricos.

O decreto que aprova o plano de acção do ensino técnico profissional também mereceu uma apreciação na vigésima quinta sessão ordinária do Conselho de Ministros. (RM)