Imprensa

Ministro do Interior suspende comandante provincial da PRM em Nampula

13/09/2019 13:33
Ministro do Interior suspende comandante provincial da PRM em Nampula

O ministro do Interior, Jaime Basílio, suspendeu das funções o comandante provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, norte do país, Joaquim Sive.

A medida surge após os acontecimentos desta quarta-feira, no final do "showmício" do partido Frelimo, no poder, em que 10 pessoas perderam a vida e 85 sofreram ferimentos.

A informação foi prestada na manhã desta quinta-feira, no Comando provincial da PRM, por Moisés Gueves, director de Inspecção no Comando-Geral da Polícia.

"Em face do incidente ocorrido no dia 11 de Setembro de 2019, em que 10 simpatizantes da Frelimo perderam a vida à saída do showmício desta formação política, havido no campo 25 de Junho, na cidade de Nampula, o ministro do Interior ordenou a suspensão de Joaquim Sive, Adjunto-Comissário da Polícia das funções de comandante provincial de Nampula".

Por outro lado, ainda de acordo com o comunicado de imprensa, lido por Moisés Gueves, o ministro do Interior mandou criar uma comissão de inquérito para apurar o que terá originado o incidente.

A comissão de inquérito é composta por Paulo Sachine, comandante do ramo da Ordem e Segurança Pública, Domingos Jofana, director-geral do Serviço Nacional de Investigação Criminal, Abílio Ambrósio, director de Pessoal e Formação, e Ana Cipriano Salégua, chefe do Departamento Jurídico no Comando-Geral da PRM.

A comissão tem 15 dias para apresentar um relatório pormenorizado sobre o incidente.

No mesmo comunicado o Ministério do Interior apresenta condolências as famílias afectadas e reitera que tudo fará para o esclarecimento do incidente .

Reitera ainda que irá acompanhar a situação dos feridos.

Esta manhã, fonte oficial do Hospital Central de Nampula revelou que 11 dos 85 feridos estão sob cuidados médicos, enquanto as restantes 74 tiveram alta ainda quarta-feira.

Entretanto, esta manhã o Secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, a chefe da brigada central de assistência à província de Nampula, Margarida Talapa, o cabeça-de-lista do partido nas eleições de 15 de Outubro próximo, Manuel Rodrigues, e outros responsáveis deslocaram-se às casas dos familiares que perderam a vida e foram visitar os que se encontram hospitalizados.
(AIM)