
Governo conclui levantamento danos danos do IDAI

O Governo prevê concluir, em três semanas, o levantamento definitivo dos danos causados pelo ciclone IDAI, que há um mês fustigou a zona centro do país.
Dados preliminares deverão estar disponíveis até ao fim deste mês.
O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, explicou que os dados definitivos serão apresentados na conferência de doadores, a ter lugar a trinta de Maio próximo.
Machatine falava na abertura do seminário de capacitação de agentes de avaliação dos danos do ciclone IDAI, onde disse que o executivo pretende ver normalizada a situação da população afectada, o mais breve possível.
João Machatine afirmou que no âmbito da implementação do programa de reconstrução pós-ciclone, o governo e parceiros projectam construções resilientes.
O instrumento de avaliação, solicitado pelo Governo ao grupo de parceiros União Europeia, Banco Mundial e ao Sistema das Nações Unidas prevê uma análise integrada, que identifique as necessidades multissectoriais e transversais, bem como uma estratégia de recuperação padronizada e sequenciada.
O Embaixador da União Europeia, António Sanchez, reiterou a disponibilidade dos parceiros para prestar apoio na reconstrução das zonas afectadas pelo ciclone. (RM)